Cursos ABAR 2023
Melhores Práticas de Gestão de Informações
Informações Importantes: O servidor de agência associada à ABAR deverá encaminhar comprovante funcional (foto do crachá, cabeçalho do contra-cheque atual ou nomeação). A inscrição será confirmada após a conferência do comprovante pela Secretaria da ABAR. No ato de inscrição, utilize o cupom informado. Para enviar o comprovante basta enviar através do botão abaixo.
O desconto não é cumulativo e será calculado sobre o valor integral do curso. Para ter direito ao desconto, os associados acima deverão, obrigatoriamente, encaminhar documento atual da Secretaria da Associação no qual é vinculado, comprovando estar em dia com as obrigações estatutárias, para o e-mail inscricoes@abar.org.br. Após a conferência pela Secretaria da ABAR, será enviado o cupom de desconto a ser utilizado durante o pagamento da sua inscrição nesta plataforma.
Pagamentos via Nota de Empenho: A solicitação para inscrição deverá ser encaminhada via e-mail para a Secretaria da ABAR: inscricoes@abar.org.br. Todas as orientações adicionais serão enviadas após o recebimento da solicitação.
Gerar e gerir informação confiável é imprescindível para moldar o futuro da prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, bem como para a formulação de políticas municipais, estaduais e nacionais de saneamento básico. A informação adequada permite a tomada de decisões gerenciais e operacionais de forma racional e solidamente fundamentada, e consequentemente uma melhor gestão dos serviços prestados, aumentando assim a transparência do setor perante a sociedade.
Cabe a agências reguladoras, tribunais de contas e atores internos das companhias de abastecimento de água e esgotamento sanitário verificar a confiabilidade da informação usada para a formação de tarifas e indicadores de qualidade do serviço prestado, conforme previsto na Portaria Nº 719, de 12 de dezembro de 2018.
A partir de 2019, os prestadores de serviços começaram a ser avaliados por suas entidades reguladoras, as quais auditam o nível de qualidade das informações repassadas ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR).
Neste curso serão apresentadas as melhores práticas da atualidade em gestão de informação em saneamento básico. Especificamente, serão abordados os fluxos de informação associados aos processos de negócios relacionados a:
O curso é baseado no Guia de Melhores Práticas da Metodologia Acertar. Por meio de uma abordagem simples e direta, apresenta um roteiro e um checklist de autoavaliação sobre as ações a serem tomadas para atingir os melhores níveis de qualidade da informação.
O objetivo do curso é preparar e capacitar os prestadores de serviço regulados para obterem a melhor nota de certificação. Os participantes estarão em condições de implementar controles e procedimentos da atualidade que garantam informações confiáveis.
O curso será realizado na modalidade de videoaulas (disponibilizadas para consulta e acesso dos contratantes pelo período de 1 ano), sendo possível interagir com os instrutores via e-mail, para solução de dúvidas, e durante a realização de dois webinars ao vivo para os participantes (temática operacional e econômico-financeira).
Operadores de serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, consultores de companhias de saneamento, pesquisadores, agências reguladoras e tribunais de contas atuando em saneamento.
Módulo I – Fundamentos
Módulo II – Processos de Interesse Comum
Módulo III – Processos Operacionais
Módulo IV – Processos Econômico/Financeiro
A Associação Brasileira de Agências Reguladoras – ABAR foi fundada em 8 de abril de 1999. É uma entidade de direito privado, criada sob a forma de associação civil, sem fins lucrativos e de natureza não partidária. Seu objetivo é promover a mútua colaboração entre as associadas e os poderes públicos, na busca do aprimoramento da regulação e da capacidade técnica, contribuindo para o avanço e consolidação da atividade regulatória em todo Brasil.
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