Cursos ABAR 2023

Alexandre Velloso

Gerente de Projetos e sócio do GovLab, empresa de treinamento e desenvolvimento de capacidades para o Setor Público com foco em: Gestão de Processos de Negócio, Estratégia, Inovação, Organização, Pessoas e Tecnologia. Mestre em Administração de Negócios com ênfase em Gerenciamento Estratégico pela Universidade de Westminster, Inglaterra (2007). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (1996). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Santos (1993). Bacharel em Ciências da Logística pela Academia da Força Aérea Brasileira (1989) – Cel R1. Professor, palestrante em programas de formação e de pós-formação em instituições públicas e privadas e autor de artigos nas áreas de gestão, gerenciamento estratégico, gestão de processos, de projetos, gestão orçamentária e financeira no setor público. Profissional Certificado pela Association of Business Process Management Professionals (ABPMP) – CBPP Blue Seal.

Experiência em projetos e educação:

EloGroup – 05 de janeiro de 2015 até 31 de dezembro de 2021

Desenho organizacional e estrutura de cargos e salários da Empresa Pública NAV Brasil S.A. Gestão do Risco Operacional e da Continuidade de Negócios da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Planejamento e gestão estratégica do Ministério da Economia. Planejamento e gestão estratégica do Ministério da Justiça. Planejamento e gestão estratégica do Ministério Público Federal. Planejamento e gestão estratégica da Justiça Militar da União. Planejamento e gestão estratégica do Ministério Público Militar. Planejamento e gestão estratégica do Comando da Aeronáutica. Planejamento e gestão estratégica do Ministério das Comunicações. Planejamento e gestão estratégica da ANVISA. Planejamento, gestão estratégica e organização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Planejamento e gestão estratégica da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social. Cursos nos temas de Estratégia, Gestão de Processos, Gestão de Riscos, Transformação de Serviços, Organização e Gestão de Projetos nos seguintes órgãos: Ministério da Justiça; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Ministério da Defesa; Ministério da Economia; Secretaria do Tesouro Nacional; Comando da Aeronáutica, Ministério Público Militar; Supremo Tribunal Federal; TRT da 1ª Região; TRT da 5ª Região, TRT da 10ª Região, TRE-GO, TREBA; TCE RR; Previ; Operador Nacional do Sistema Elétrico; Prefeitura de Curitiba; IBRAM; Governo do Estado de Minas Gerais; Prefeitura de Belo Horizonte; Prefeitura de São Paulo; Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí, dentre outros.

Ministério da Defesa (Administração Central) – 20 de julho de 2013 a 5 de dezembro de 2014

Estruturação do Escritório de Gestão Estratégica do Ministério da Defesa, aprovado como componente da estrutura organizacional do órgão. Desenvolvimento do portfólio de indicadores de desempenho institucional do Ministério da Defesa, concretizado por meio do Catálogo de Indicadores de Desempenho Institucional do Ministério da Defesa – Administração Central. Formulação do Plano de Gestão Estratégica do Ministério da Defesa (PGE MD/AC), contendo as iniciativas de desdobramento dos objetivos estratégicos do MD. Desenvolvimento do portfólio de projetos de transformação da Administração Central do Ministério da Defesa. Identificação de processos e construção da cadeia de valor do Ministério da Defesa. Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica – SEFA (10 de dezembro de 2009 a 20 de julho de 2013) Desenvolvimento do processo de monitoramento e avaliação da estratégia da SEFA. Formulação do portfólio de indicadores de desempenho institucional (KPI) da SEFA. Formulação da Política e da Estratégia da SEFA, aprovadas por meio de Portarias do Comando da Aeronáutica. Elaboração da cadeia de valor e do mapa estratégico da SEFA. Elaboração do plano de gerenciamento de riscos da SEFA.

Atuação no Comando da Aeronáutica, de 1989 a 2013, nas áreas de planejamento e gestão estratégica, gestão orçamentária e financeira das unidades situadas no Brasil e no exterior, e de contabilidade.

Cursos da ABAR

Antes de sair, assine a nossa Newsletter