Maria Angélica é Engenheira Eletricista com especialização em Finanças Corporativas.
Com profunda experiência no setor elétrico brasileiro, atuou em trabalhos envolvendo discussões de metodologias regulatórias e tarifárias das distribuidoras de energia elétrica. Iniciou sua trajetória na CPFL Energia, com participação nas modelagens, cálculos e discussões no processo da Aneel de revisão metodologia dos Custos Operacionais Regulatórios, incluindo práticas de simulações e manipulações da metodologia Data Envelopment Analysis (DEA). Ainda, participou na revisão setorial da metodologia do Fator X, em específico da componente de produtividade. Além disso, acompanhou as discussões setoriais e processos de participação pública de diversos regulamentos e propostas metodológicas relacionadas com a regulação dos serviços de distribuição de energia elétrica.
A experiência profissional também inclui o trabalho na EDP Energias, participando de discussões relevantes, como a metodologia dos limites de continuidade DEC e FEC dos conjuntos de unidades consumidoras, Base de Remuneração Regulatória (BRR), Perdas Técnicas e Custos Operacionais Regulatórios, além de assuntos pontuais, como Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).
Acompanhou também as discussões sobre modernização do setor elétrico, com foco em impacto no setor de distribuição e trabalhou no desenvolvimento da proposta de projeto P&D do Sandbox Tarifário, que tem como objetivo realizar experimento de modalidades tarifárias diferenciadas em consumidores da Baixa Tensão (BT), para subsidiar o desenvolvimento estrutura tarifárias sustentável para a modernização do setor elétrico. Atualmente é consultora sênior na Quantum.